Alexandre Puppim é nomeado novo desembargador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo

Alexandre Puppim é nomeado novo desembargador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo

O advogado Alexandre Puppim foi nomeado, nesta quinta-feira (17), pelo governador Renato Casagrande (PSB) como o novo desembargador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES). Ele foi escolhido a partir da lista tríplice formada pelo tribunal, superando os também advogados Vinícius Pinheiro e Erfen Ribeiro.

A vaga foi preenchida por meio do Quinto Constitucional, destinado a representantes da advocacia. Em sua primeira manifestação após o anúncio, Puppim afirmou receber a nomeação com entusiasmo e destacou o compromisso de atuar com equilíbrio, justiça e foco na função social do cargo.

— A participação de um representante do Quinto tem o papel de oxigenar o tribunal e ampliar o acesso à Justiça. Sei da responsabilidade de um Judiciário forte e pretendo representar a sociedade capixaba da melhor forma, com decisões justas e equilibradas — declarou o novo desembargador.

Puppim também ressaltou a importância do processo seletivo interno da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o reconhecimento recebido por meio da nomeação.

— É uma grande satisfação ter sido escolhido após um processo criterioso, que envolveu a OAB e o próprio tribunal. Ser endossado pelo governador Casagrande amplia ainda mais a responsabilidade e o compromisso com a advocacia e com a sociedade — completou.

Polêmica na formação da lista sêxtupla

A eleição para formação da lista sêxtupla da OAB, etapa inicial do processo, foi alvo de questionamentos por parte do advogado João Batista Sampaio, que chegou a entrar na Justiça solicitando a anulação do certame, alegando irregularidades.

No entanto, o pedido foi rejeitado pela 4ª Vara Federal Cível de Vitória e, posteriormente, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que validou a legalidade da eleição.

Sobre a polêmica, Puppim foi enfático: “O processo foi conduzido com total lisura e não há qualquer dúvida sobre sua legalidade.”

Com a nomeação, Alexandre Puppim passa a integrar o colegiado do TJES, reforçando o compromisso com um Judiciário mais acessível, transparente e conectado às demandas da sociedade capixaba.