Câmara inicia semana de votações com foco em nova distribuição de cadeiras e marco das concessões

Câmara inicia semana de votações com foco em nova distribuição de cadeiras e marco das concessões

A Câmara dos Deputados inicia nesta segunda-feira (5) uma semana de esforço concentrado, com sessões diárias até quinta-feira (8). A pauta inclui 21 projetos de lei e a primeira sessão está marcada para as 18h.

Entre os destaques, está o Projeto de Lei Complementar (PLP) 177/23, que altera a distribuição de cadeiras das bancadas estaduais na Câmara. A medida atende a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a revisão do número de deputados por estado com base nos dados do Censo de 2022. Com o crescimento populacional, alguns estados passaram a ter representação desproporcional.

Outro projeto incluído de última hora é o PL 7063/17, que propõe um novo marco legal para concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs). A proposta, relatada pelo deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), unifica normas e regulamentações do setor. Segundo o relator, o texto fortalece os investimentos em infraestrutura e amplia a atuação das PPPs também em áreas sociais.

Outros projetos em pauta:

  • Prevenção à violência nas escolas: O PL 5669/23, de autoria da deputada Luisa Canziani (PSD-PR) e outros parlamentares, cria a Política de Prevenção e Combate à Violência em Âmbito Escolar (Prever), com foco nas redes públicas de ensino básico. A iniciativa será coordenada pela União em parceria com estados e municípios.

  • Uso consciente da tecnologia: O PL 3224/24, do deputado Dorinaldo Malafaia (PDT-AP), prevê uma campanha nacional de conscientização sobre o uso de tecnologias digitais, como redes sociais e jogos eletrônicos. Segundo parecer da relatora, deputada Duda Salabert (PDT-MG), as ações acontecerão anualmente durante o mês de abril.

Outras propostas em análise incluem:

  • Uso de multas de trânsito para custear habilitação de motoristas de baixa renda (PL 3965/21);

  • Aumento das penas por tráfico de animais silvestres (PL 347/03);

  • Obrigatoriedade de registro em cartório de transmissão de bens entre concessionárias de energia (PL 6234/19).