Vila Velha inaugura centro de referência para pessoas com deficiência e autismo em Araçás

Vila Velha inaugura centro de referência para pessoas com deficiência e autismo em Araçás

A Prefeitura de Vila Velha inaugura no próximo dia 2 de agosto, às 9 horas, o Centro Integrado Familiar para Pessoa com Deficiência Intelectual, Múltipla e Autismo Aloísio Borgo, no bairro Araçás. O evento contará com a presença do prefeito Arnaldinho Borgo e do governador Renato Casagrande.

O espaço é voltado ao acolhimento e atendimento especializado de pessoas com deficiência intelectual, múltipla e autismo, e será administrado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Vila Velha, conforme concessão de uso autorizada pela Lei Municipal nº 7.195/2025.

Com a nova unidade, a capacidade de atendimento da Apae passará de 481 para 1.400 pessoas. A instituição possui 22 anos de atuação no município e é reconhecida pelos conselhos municipais pelo trabalho de referência junto ao público com deficiência.

Estrutura moderna e inclusiva

Construído em uma área de 12 mil m², com quase 5 mil m² de área edificada, o centro está localizado na Rua Lima, nº 01, em Araçás. O espaço conta com:

  • Quadra poliesportiva

  • Piscina terapêutica aquecida

  • Centro educacional

  • Área verde e centro de convivência

  • Ambiente para acolhimento de famílias

  • Unidade especializada em atendimento psicossocial

Todo o projeto foi desenvolvido com base nos princípios da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), garantindo acessibilidade arquitetônica, atitudinal, metodológica e instrumental.

Projeto construído com participação da comunidade

O planejamento do centro teve apoio técnico da Apae de Vila Velha e da Federação das Apaes, além da participação ativa de familiares de pessoas com deficiência, em audiências públicas e reuniões temáticas. A obra foi executada pela Prefeitura em parceria com o Governo do Estado.

A entrega do novo equipamento reafirma o compromisso do município com a inclusão, dignidade e qualidade de vida das pessoas com deficiência. Segundo dados da Setades, Vila Velha é o segundo município do Espírito Santo com maior número de pessoas com deficiência, somando 22.836 moradores nessa condição.