Morro da Garrafa ganha investimento: começa a reforma e climatização do CMEI Dom João Batista
A espera chegou ao fim! Na manhã desta quinta-feira (18), a Prefeitura de Vitória assinou a Ordem de Serviço que autoriza o início da reforma elétrica, da climatização e de outras intervenções no Centro Municipal de Educação Infantil em Tempo Integral (CMEI TI) Dom João Batista da Motta e Albuquerque, no bairro Praia do Suá.
O ato contou com a presença do prefeito Lorenzo Pazolini, da secretária de Educação, Juliana Rohsner, do arcebispo de Vitória, Dom Angelo Mezzari, do vereador Luiz Paulo Amorim, além de lideranças comunitárias e da comunidade escolar.

A intervenção representa um investimento total previsto de R$ 1.345.775,59, com prazo de 300 dias para conclusão. Entre os principais serviços previstos estão a implantação de uma subestação, novo padrão de entrada de energia trifásico, instalação de novos quadros de distribuição e disjuntores, além de um sistema de renovação de ar e a instalação de 13 novos aparelhos de ar-condicionado, garantindo mais conforto térmico para estudantes e profissionais da unidade.
O projeto também contempla a troca completa do telhado, que passará a contar com telhas termoacústicas e estrutura metálica, implantação de sistema fotovoltaico, sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), pintura geral e outras intervenções de modernização da estrutura física do CMEI.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, falou sobre as intervenções. “Nosso compromisso é com todas as regiões de Vitória. Seja aqui no Morro da Garrafa ou em qualquer outro bairro. Estamos cuidando das nossas escolas com responsabilidade e planejamento, pensando sempre no bem
das nossas crianças, estudantes e todos os profissionais que fazem a nossa educação ser referência em todo o Brasil”, afirmou.
A secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner, ressaltou que a obra amplia um conjunto de investimentos contínuos na unidade.
“Esse CMEI e todos os outros da rede de Vitória já receberam melhorias importantes nos últimos anos e, agora, passa por uma intervenção estruturante, que moderniza a parte elétrica, melhora o conforto térmico e qualifica ainda mais o atendimento às crianças. É um trabalho conjunto e feito com responsabilidade”, pontuou.
Para a diretora da unidade, Delza Nascimento, a assinatura da Ordem de Serviço representa uma conquista coletiva. “Obrigada, prefeito e secretária. Essa é uma gestão que olha pra cima, que contempla todas as regiões. Essa obra vai impactar diretamente o dia a dia das crianças, dos profissionais e das famílias, e era muito aguardada”, agradeceu.

Representando o Conselho de Pais, Ana Carolina Moura também celebrou o investimento. “As famílias acompanham de perto a rotina da escola e sabem o quanto essas melhorias são necessárias.
Vamos trabalhar juntos para ter o mínimo impacto possível para as crianças e que ano que vem tudo esteja novinho para todos”, destacou.
O arcebispo de Vitória, Dom Angelo Mezzari, lembrou o simbolismo da unidade e a parceria histórica com o município.
“Este CMEI carrega o nome do arcebispo Dom João e está em uma região que teve toda a atenção da igreja, o que reforça nosso compromisso com a educação e com o bem comum para a comunidade. Deus abençoe a todos”, afirmou.
Intervenções já realizadas
Nos últimos anos, a unidade já recebeu importantes melhorias. Entre 2021 e 2025, foram investidos R$ 501.777,26 em serviços como recuperação de muro e pátio interno, manutenção no telhado, pinturas, implantação de secretaria externa, adequações às normas do Corpo de Bombeiros, melhorias na rede de esgoto, troca de piso da sala do G2, entre outras ações.
ASSISTA TAMBÉM…
A Redação é um grupo de jornalistas colaboradores que produzem uma diversidade de conteúdos e reportagens exclusivas, distribuídas para diversos jornais em todo o Brasil, seja por agências de notícias ou através de produção própria.

