Gestão Pazolini avança com obras de contenção e amplia a segurança em encostas de áreas vulneráveis

Gestão Pazolini avança com obras de contenção e amplia a segurança em encostas de áreas vulneráveis

As obras de contenção de encostas são fundamentais para garantir a segurança da população, pois ajudam a prevenir problemas como deslizamentos de terra e erosões, especialmente em áreas mais vulneráveis. Essas intervenções protegem famílias que vivem nessas regiões e reduzem os riscos de acidentes provocados pelas chuvas.

Atenta a essa necessidade, a Prefeitura de Vitória mantém investimentos permanentes, reforçando o cuidado com as pessoas e com a cidade. Ao todo, 75 obras de contenção de encostas já foram concluídas e 21 estão em andamento, proporcionando mais segurança, estabilidade do terreno e melhor qualidade de vida para os moradores.

Nesta quinta-feira (22), o prefeito Lorenzo Pazolini visitou obras de contenção de encostas concluídas recentemente. A agenda teve caráter técnico, com o objetivo de inspecionar os equipamentos finalizados, uma vez que não há a prática de inauguração desse tipo de intervenção.

A primeira inspeção ocorreu em Gurigica, onde a obra de contenção foi executada para viabilizar a construção da Unidade Básica de Saúde e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Consolação, em frente ao Residencial Consolação. O equipamento vai atender moradores dos bairros Consolação, Gurigica, Horto, São Benedito, Jaburu, Floresta e parte de Itararé.

A segunda visita de inspeção aconteceu no bairro Moscoso, onde três tipos de obras de contenção foram executadas em uma área extensa, viabilizando a construção da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) São Vicente de Paulo.

“Além de sua função primordial de preservação, essas obras também permitem ampliar ou viabilizar o uso de terrenos em encostas, aumentando a oferta de espaços para a implantação de equipamentos públicos, como escolas, unidades de saúde, áreas de lazer e infraestrutura básica. Dessa forma, contribuem diretamente para a melhoria da qualidade de vida da população, ao levar serviços essenciais para regiões antes consideradas de alto risco”, explicou o prefeito.

O prefeito pontuou ainda que o Espírito Santo tem enfrentado um período de fortes chuvas, o que gera preocupação para a população capixaba. “Aqui em Vitória, desde 2021, temos investido fortemente na prevenção dos efeitos das chuvas. Somos a primeira gestão que, em quatro anos — e já no segundo ano da segunda gestão –, não registrou nenhuma perda de vida. Investimentos como esses trazem tranquilidade, bem-estar social e dignidade, especialmente para as famílias que vivem em áreas mais elevadas da capital”, destacou.

O secretário de Obras, Gustavo Perin, acompanhou a inspeção. “Este é um programa permanente. As obras de contenção são intervenções pensadas para cuidar das pessoas. Não atuamos apenas em períodos chuvosos; esse trabalho acontece de forma contínua e preventiva. É importante ressaltar que se trata de um programa permanente da Prefeitura de Vitória”, afirmou.

Intervenções
Entre os exemplos de obras de contenção realizadas na atual gestão que possibilitaram ou ampliaram o uso do terreno para a implantação de equipamentos públicos, estão: a contenção para construção da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Paulo Roberto Vieira Gomes, em São Benedito; da Emef Custódia Dias Campos, no bairro de Lourdes; da Unidade Básica de Saúde e do Cras no bairro Grande Vitória; e da Unidade Básica de Saúde e do Cras em Santo Antônio.

Os investimentos em obras em encostas somam mais de R$ 70 milhões – considerando o edital de três novas obras lançado ontem – e beneficiam domicílios localizados em setores classificados como R3 (Alto) e R4 (Muito Alto).