Agentes de saúde vão até territórios quilombolas do ES para garantir vacinação de crianças e adolescentes

O trabalho dos agentes de saúde do Norte do Espírito Santo ultrapassou os muros das unidades de saúde e desembarcou, esta semana, no território do Sapê do Norte, área quilombola que abrange os municípios de Conceição da Barra e São Mateus e concentra o maior número de moradores quilombolas do estado. A localidade fica a quase 10 quilômetros da unidade de saúde mais próxima.
O objetivo é fazer um levantamento da situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos, atualizar as vacinas em falta e digitalizar as carteiras deste grupo. A intenção do projeto é certificar que esse grupo vulnerável tenha direito e acesso à saúde.
Chamado de “Censo Vacinal Quilombola”, a iniciativa é inédita no estado. Ações de capacitação de agentes de saúde começaram no final de setembro e a primeira visita a um território quilombola aconteceu no sábado (19), com um mutirão de vacinação na região de São Domingos/Paraíso.
O projeto é de responsabilidade do Programa Regional de Imunizações (PRI) e da Atenção Primária à Saúde (APS) da Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa), em parceria com as secretarias municipais de Saúde e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Fonte: G1

Maquiadora profissional e estudante de Biomedicina, comecei a maquiar e fazer sobrancelhas aos 15 anos. Formada pela Embelleze e Vanessa Cabral em Microblading, atuo em eventos, design de sobrancelhas e Microblading 3D.