Assembleia Legislativa homenageia 50 anos da Copa A Gazetinha

Os 50 anos da Copa A Gazetinha, tradicional campeonato de futebol infantojuvenil do Espírito Santo, foram celebrados nesta segunda-feira (1º) em homenagem promovida pela Assembleia Legislativa (Ales). O presidente Marcelo Santos (União) recebeu, na sala de reuniões da Presidência, o idealizador do torneio, José Antônio Nunes do Couto, o Janc, além de jogadores do Barcelona de Campo Grande, campeão da primeira edição, em 1976.
Marcelo destacou a relevância da competição na formação de atletas e cidadãos.
“É muito importante reconhecer o trabalho do Janc, que transformou a vida de muitas pessoas. Para jogar, era necessário estar matriculado e apresentar boas notas, o que estimulava os jovens a se dedicarem aos estudos e, ao mesmo tempo, ao esporte”, ressaltou.
O presidente anunciou ainda que a Ales vai realizar uma sessão solene em homenagem ao cinquentenário do torneio. Ele contou uma lembrança pessoal ligada à competição: “Não cheguei a jogar porque não era bom de bola, mas conheci a minha esposa na Copa A Gazetinha, em Linhares. Estamos casados há 29 anos, fruto desse campeonato promovido pelo Janc.”
Origem da Copa
Aos 90 anos, Janc relembrou como surgiu a ideia:
“Começou com um torneio de futebol de areia na Praia do Canto. Depois veio a ideia de levar para o campo. Como eu era editor do suplemento infantil A Gazetinha, o torneio recebeu esse nome. De lá pra cá, a competição revelou muitos atletas e também ajudou jovens a conquistarem espaço em outras áreas da vida. Hoje, quem conduz o projeto é o meu filho Rodrigo.”
Legado esportivo
Entre os homenageados estava Jorge Amorim (Jorginho), cabeça de área do Barcelona campeão de 1976, que mais tarde atuou pela Desportiva Ferroviária e outros clubes. Ele destacou a importância do torneio como vitrine para talentos capixabas.
“Praticamente todos os grandes craques do Espírito Santo, como Geovani, Sávio e Jacimar, começaram na Copa A Gazetinha. Os clubes precisam investir mais nas categorias de base, porque é dela que surgem os grandes jogadores”, afirmou.
Além de Janc e dos ex-jogadores do Barcelona, participaram do encontro familiares, convidados e o ex-deputado estadual Roberto Carlos (PT), também ex-participante do torneio.
Homenageados
Receberam certificado e a medalha dos 190 anos da Assembleia Legislativa:
-
Alcimar Marconi
-
Altair Barnabé
-
Jorge Amorim de Assis
-
José Antônio Nunes do Couto (Janc)
-
José Maria Tibério
-
Laudismar Rodrigues Figueredo
-
Luiz Henrique Belo Falcão

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.