Banco Mundial avisa: idade mínima para brasileiro se aposentar pode ir a 78 anos

Estudo recente do Banco Mundial faz alerta sobre futuro da aposentadoria e da Previdência Social no Brasil. Caso não ocorram mudanças, a idade mínima para o brasileiro se aposentar pode subir de 72 anos em 2040 para até 78 anos em 2060.
A análise do Banco Mundial foi feita a partir da “taxa de dependência”, um cálculo que combina o número de idosos acima de 65 anos e a população economicamente ativa, entre 20 e 64 anos. Os padrões atuais seguem os mesmos níveis de 2020, ano seguinte à reforma da Previdência.
O estudo alerta que o Brasil passa por envelhecimento acelerado e queda na taxa de fecundidade. Por isso, a reforma da Previdência aprovada em 2019 não foi suficiente para amenizar ou reverter esse cenário. Na época, ficou estabelecido idade mínima de 65 anos para homens e de 62 para mulheres. No entanto, a taxa de dependência era de 14,9%. Desde então, a proporção se alterou basTANTE.
O Banco Mundial fez recomendações para tentar lidar com o cenário. As sugestões incluem aproximar idade de aposentadoria entre homens e mulheres, rever as regras para pensões por morte e rediscutir benefícios mínimos e contribuições especiais.
(Fonte: Valor Econômico. Imagem: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

Jornalista, formado em Gestão Pública e especialista em planejamento e gestão estratégica e atua como empresário na área de comunicação e marketing político há mais de 15 anos.