Cariacica registra queda expressiva nos índices de violência no primeiro semestre de 2025

Cariacica registra queda expressiva nos índices de violência no primeiro semestre de 2025

Cariacica vive um momento de redução significativa na criminalidade. Dados do primeiro semestre de 2025 mostram queda de 19,7% no número de homicídios em comparação ao mesmo período do ano anterior. O município também apresentou diminuição de mais de 60% nos casos de roubo de veículos e de crimes patrimoniais, como roubos a pedestres em vias públicas.

O recuo nos roubos a pedestres é ainda mais expressivo quando comparado ao primeiro semestre de 2018: a redução chega a 73%, alcançando o menor número da série histórica.

Nos casos de roubo de veículos, a queda acumulada desde 2018 é de 60%. Em relação a 2024, a redução foi de 26,3%, passando de 323 ocorrências no primeiro semestre do ano passado para 238 no mesmo período deste ano.

Os crimes patrimoniais — que incluem furtos e roubos a residências, comércios, coletivos, além de estelionatos — também registraram diminuição, com 3.986 casos no primeiro semestre de 2025 contra 4.501 no ano anterior.

Entre os bairros, Campo Grande lidera o ranking de crimes patrimoniais, com 558 ocorrências, seguido por Jardim América (155), Itacibá (137), Nova Rosa da Penha (133) e São Francisco (124).

Segundo o prefeito Euclério Sampaio, a queda nos índices é resultado de um conjunto de ações:

“A redução na violência é reflexo dos investimentos que estamos fazendo não só na segurança — com valorização da Guarda Municipal e expansão do videomonitoramento — mas também em áreas sociais, como infraestrutura, limpeza urbana, saúde, educação e assistência social.”

O secretário de Segurança e Ordem Social, Cláudio Victor, destaca a importância do trabalho conjunto:

“Os resultados são fruto da integração com as demais forças de segurança, como as polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal.”