Com ações da gestão Pazolini e integração das forças de segurança, mortes violentas caem pela metade em Vitória

Vitória está cada vez mais segura. Dados consolidados do acumulado entre janeiro e julho de 2025 revelam um cenário positivo e consistente de redução nos principais indicadores de criminalidade e violência no trânsito.
Os números reforçam o impacto direto das políticas públicas adotadas pela Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu), no combate à violência e à impunidade e na proteção da vida.
Os homicídios registraram uma das maiores quedas do período: redução de 49% em relação ao ano passado. Foram 22 casos em 2025, contra 43 em 2024 e 49 em 2023 —, o menor número dos últimos anos no período analisado. O dado evidencia o êxito do trabalho integrado das forças de segurança, da atuação ostensiva da Guarda Municipal e dos investimentos em inteligência.
Outro recuo expressivo está nos roubos em comércio, que caíram mais de 70% no comparativo com 2024 (de 85 para 25 ocorrências). Já os roubos em transporte coletivo, que há dois anos representavam 439 registros, chegaram a 120 em 2025 — uma queda de 72% desde 2023 e de 43% em relação ao ano passado.
Os acidentes de trânsito com vítima mantêm trajetória de queda: foram 308 em 2024 e 296 em 2025. Também houve uma expressiva redução nas mortes no trânsito: de 29 registros em 2024 para 17 em 2025 — um resultado que apenas Vitória conseguiu alcançar no Estado, evidenciando a efetividade das ações de prevenção e fiscalização promovidas pela gestão municipal.
Ações contínuas e resultados reais
Para o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, os números comprovam a efetividade do trabalho realizado. “Estamos investindo em tecnologia, em pessoal e na presença territorial da nossa Guarda Municipal. Vitória está entre as capitais mais seguras do Brasil porque escolheu planejar, agir com inteligência e colocar a vida das pessoas em primeiro lugar”, afirmou.
À frente da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, o secretário Amarilio Boni destaca que os resultados são fruto de um conjunto de ações coordenadas, como o Cerco Inteligente de Segurança, a modernização da Central Integrada de Videomonitoramento, o fortalecimento das equipes táticas da Guarda Municipal, e o trabalho preventivo em áreas estratégicas da cidade.
“Vitória está colhendo os frutos de uma segurança pública cidadã, que atua com responsabilidade, firmeza e tecnologia. A redução dos crimes é resultado direto da dedicação dos nossos agentes, da integração com outras forças estaduais e federais, e da atuação estratégica da nossa Gerência de Inteligência, que trabalha diariamente em parceria com outros órgãos de segurança para garantir respostas rápidas e eficazes à população”, reforça Boni.
Combate ao furto de veículos segue como prioridade
Embora o número de furtos de veículos tenha apresentado leve variação em relação a 2023 (de 337 para 307 em 2025), a redução frente ao ano passado já representa avanço. Em 2024, haviam sido 384 ocorrências — e o índice de 2025 já mostra uma queda de 20% em relação a esse último número.
Estruturação
Desde o início da gestão, a Guarda de Vitória passa por uma reestruturação que apresenta muitos resultados positivos. Atualmente, a Central de Monitoramento da Guarda de Vitória (Ciom) conta com 1.142 câmeras. Além disso, foram adquiridos drones, softwares de inteligência artificial, armamentos modernos e novas viaturas, incluindo veículos blindados.
A criação da Gerência de Inteligência dentro da própria Guarda de Vitória possibilita levantamentos que servem de subsídio para a atuação de outras forças de segurança e operações preventivas de grande impacto.
Outro fator essencial para este avanço foi a valorização do efetivo da Guarda de Vitória. Com reajuste salarial, plano de carreira e melhores condições de trabalho, os profissionais passaram a atuar com ainda mais preparo e motivação. Bases operacionais foram reformadas e a estrutura da corporação ampliada, com previsão de 100 novos guardas municipais até o final do ano.
A Prefeitura de Vitória vem ampliando as ações para repressão e desarticulação de quadrilhas especializadas, além de reforçar os pontos de patrulhamento tático em locais de maior incidência, com apoio do sistema de monitoramento urbano e da Guarda Municipal. Recentemente, operações integradas com a Polícia Militar e o uso de leitura automatizada de placas contribuíram para a recuperação de veículos furtados e prisão de suspeitos.
Vitória é exemplo de cidade que cuida
A gestão municipal segue avançando com ações integradas de prevenção à violência, investimentos em equipamentos, capacitação da Guarda e aproximação com a comunidade. Além do combate direto ao crime, o município também aposta na educação para o trânsito, campanhas de conscientização e parcerias para promover uma cultura de paz.

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.