Grande Vitória amplia serviços para famílias atípicas e pessoas com autismo

Com o objetivo de oferecer mais inclusão e acolhimento para famílias atípicas, prefeituras da Grande Vitória têm investido em novos espaços e serviços especializados.
Vila Velha
Foi inaugurada a nova sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), no bairro Araçás. O espaço, chamado Centro Integrado Familiar para Pessoa com Deficiência Intelectual, Múltipla e Autismo Aloísio Borgo, conta com 17 consultórios, 12 salas de educação especializada, salas para atendimento em grupo, sala de dança, área para cursos e atendimento a mães, quadra poliesportiva, piscina terapêutica aquecida e outras estruturas.
O prefeito Arnaldinho Borgo destacou que o atendimento passará de cerca de 300 famílias para mais de 1.400, zerando a fila de espera. No local, são oferecidos serviços de fonoaudiologia, pediatria, psicologia, clínica geral, terapia ocupacional, serviço social, fisioterapia, neurologia, núcleo jurídico, nutrição, serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, além de atendimento educacional especializado. Para acesso, é necessário procurar a unidade de saúde mais próxima.
Vitória
Em Jardim Camburi, foi inaugurado o Circuito Sensorial Ambiental, que estimula os sentidos por meio de texturas, cores, cheiros e sons, promovendo inclusão e contato com a natureza.
As Unidades Básicas de Saúde contam com equipes multiprofissionais oferecendo psicologia, fonoaudiologia, serviço social, farmácia e atividades físicas orientadas. O município mantém ainda parcerias com Apae Vitória, Amaes e Vitória Down, com atendimentos em genética médica, neurologia pediátrica, psiquiatria pediátrica e reabilitação.
Cariacica
O Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi), em Rosa da Penha, atende crianças e adolescentes com autismo, oferecendo consultas, oficinas terapêuticas, práticas corporais e de expressão, além de reabilitação psicossocial. Também são realizadas teleconsultas com neuropediatras, mediante encaminhamento das UBSs.
Serra
O município mantém serviço de Acolhimento em Residência Inclusiva, oferecendo moradia e cuidados integrais para jovens e adultos com deficiência que não possuem apoio familiar e estão em situação de vulnerabilidade. A cidade também conta com atendimentos realizados pela Apae.
Âmbito estadual
A Secretaria da Saúde informou que o Espírito Santo possui atualmente 33 Serviços Especializados de Reabilitação para Pessoas com Deficiência Intelectual e Autismo (Serdia), distribuídos pelas regiões Norte, Central, Metropolitana e Sul. Outros 17 municípios demonstraram interesse em implementar o serviço, e três aguardam habilitação.
Nos Serdia, equipes multiprofissionais compostas por médicos, fisioterapeutas ou terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes sociais realizam acompanhamento contínuo dos pacientes.

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.