Prefeitura regulariza Micro Polo Industrial de Vila Velha e abre caminho para novos empreendimentos

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, assinou nesta terça-feira (6) o decreto que regulariza as áreas e empresas do Micro Polo Industrial de Vila Velha, conhecido como Polo de Santa Inês. A cerimônia aconteceu na sede do frigorífico Frincarnes, em Santa Mônica, com a presença de empresários e lideranças do setor produtivo local.
Criado originalmente para abrigar indústrias têxteis, o polo ocupa uma área de 133 mil metros quadrados e atualmente abriga 106 empresas em operação, sendo que 44 delas estão em situação irregular devido às restrições do antigo Memorial Descritivo, que limitava o uso do espaço ao setor de confecções.
Com o novo decreto, a prefeitura atualiza o memorial, permitindo a atuação de empresas de diferentes segmentos. A medida garante segurança jurídica para os empreendedores, facilita a regularização dos negócios já instalados e estimula a atração de novos investimentos para a região.
“Vamos revisar toda a estrutura do polo, regularizar as empresas já instaladas e incentivar novos empreendimentos. Essa ação gera empregos, aumenta a renda da população e fortalece a arrecadação do município, respeitando as normas urbanas e ambientais”, destacou o prefeito Arnaldinho Borgo.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Everaldo Colodetti, explicou que a mudança está alinhada ao Plano Diretor Municipal (PDM) e respeita o zoneamento local, que classifica a área como Zona de Ocupação Controlada (ZOC) — permitindo usos mistos, inclusive com predominância residencial de baixa densidade.
“A atualização do memorial é essencial para adequar o polo à realidade atual do mercado. Com isso, garantimos o uso racional do solo e promovemos o desenvolvimento econômico de forma sustentável e ordenada”, afirmou Colodetti.
Com a nova regulamentação, a gestão municipal dá mais um passo na modernização da política de uso do solo e na promoção de um ambiente mais atrativo para os negócios em Vila Velha.

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.