STF ordena prisão de Fernando Collor por corrupção

STF ordena prisão de Fernando Collor por corrupção

Fernando Collor de Mello, ex-presidente da República, foi preso na madrugada desta sexta-feira (25/04) em Maceió (AL). Sua prisão foi decretada por Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Collor foi condenado a 8 anos e 10 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Ao jornal O Globo, os advogados de Collor disseram que o ex-presidente foi preso enquanto se dirigia a Brasília para se apresentar à Justiça voluntariamente.

No despacho em que determinou a prisão de Collor, Moraes também rejeitou o último recurso apresentado pela defesa do ex-presidente. O recurso buscava reduzir a pena, com base na divergência entre os votos dos ministros da Corte. Os advogados solicitavam que valesse a pena de 4 anos, defendida por alguns ministros.

Fernando Collor foi condenado em 2023 por corrupção em um processo que surgiu por meio da Operação lava Jato. Ele foi denunciado em 2015 pela Procuradoria Geral da União (PGR) ao STF. Collor deixou o Congresso em 2022, quanto não foi eleito.

Segundo a denúncia, o ex-presidente teria recebido uma propina de R$ 20 milhões para favorecer uma empreiteira em contratos da Petrobras. Os pagamentos teriam sido feitos de 2010 a 2014. Ademais, Collor teria influenciado as indicações à diretoria da empresa.

Há 33 anos atrás, Fernando Collor sofreu um processo de impeachment. Na época, era suspeito de um esquema de tráfico de influência e de corrupção.

(Fonte: Poder 360. Imagem: Marcelo Camargo / Agência Brasil)