Vila Velha avança na implantação da Casa da Mulher Brasileira com apoio do Ministério das Mulheres

Vila Velha avança na implantação da Casa da Mulher Brasileira com apoio do Ministério das Mulheres

Unidade em construção vai integrar serviços de proteção e atendimento humanizado para mulheres em situação de violência

A implantação da Casa da Mulher Brasileira em Vila Velha avançou nesta terça-feira (23) com uma visita técnica de representantes do Ministério das Mulheres ao local onde a unidade está sendo construída, no bairro Praia das Gaivotas.

A agenda reuniu integrantes do grupo executivo responsável pela implantação do equipamento, representantes da Prefeitura de Vila Velha e do Governo do Estado. O objetivo foi acompanhar o andamento das obras e alinhar as etapas necessárias para o funcionamento da estrutura.

A comitiva federal contou com representantes da Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e da equipe responsável pelo fortalecimento da rede de atendimento. A visita foi acompanhada pelo prefeito Arnaldinho Borgo e por secretárias municipais das áreas de Mulheres, Assistência Social e Obras.

A Casa da Mulher Brasileira será um espaço destinado ao acolhimento e atendimento integrado de mulheres em situação de violência. A proposta é reunir diferentes serviços em um único local, facilitando o acesso a orientações, proteção e encaminhamentos necessários para romper ciclos de violência.

Durante a visita, o prefeito destacou que a implantação da unidade representa um avanço nas políticas públicas de proteção às mulheres no município.

A estrutura também terá como um dos pilares o incentivo à autonomia econômica feminina. Segundo representantes do Ministério das Mulheres, muitas vítimas encontram dificuldades para deixar situações de violência devido à dependência financeira, tornando essencial a criação de oportunidades para geração de renda e independência.

O equipamento reunirá ações articuladas entre diferentes instituições, envolvendo órgãos públicos e a rede de apoio, com foco em um atendimento mais rápido, acolhedor e eficiente.

A secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Adriana Meireles, afirmou que a construção da unidade representa um momento importante para o fortalecimento das iniciativas voltadas às mulheres em Vila Velha.

Após a visita ao canteiro de obras, os participantes participaram de uma reunião no auditório da Prefeitura para definir estratégias de integração dos órgãos que farão parte da Casa da Mulher Brasileira.

O encontro também teve um momento cultural com apresentações musicais que destacaram a valorização das mulheres e reforçaram a importância da conscientização no combate à violência de gênero.

A expectativa é que a nova unidade amplie a rede de proteção existente no município e se torne referência no atendimento especializado às mulheres no Espírito Santo.