Vila Velha avança na implantação da Casa da Mulher Brasileira com apoio do Ministério das Mulheres
Unidade em construção vai integrar serviços de proteção e atendimento humanizado para mulheres em situação de violência
A implantação da Casa da Mulher Brasileira em Vila Velha avançou nesta terça-feira (23) com uma visita técnica de representantes do Ministério das Mulheres ao local onde a unidade está sendo construída, no bairro Praia das Gaivotas.
A agenda reuniu integrantes do grupo executivo responsável pela implantação do equipamento, representantes da Prefeitura de Vila Velha e do Governo do Estado. O objetivo foi acompanhar o andamento das obras e alinhar as etapas necessárias para o funcionamento da estrutura.
A comitiva federal contou com representantes da Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e da equipe responsável pelo fortalecimento da rede de atendimento. A visita foi acompanhada pelo prefeito Arnaldinho Borgo e por secretárias municipais das áreas de Mulheres, Assistência Social e Obras.
A Casa da Mulher Brasileira será um espaço destinado ao acolhimento e atendimento integrado de mulheres em situação de violência. A proposta é reunir diferentes serviços em um único local, facilitando o acesso a orientações, proteção e encaminhamentos necessários para romper ciclos de violência.
Durante a visita, o prefeito destacou que a implantação da unidade representa um avanço nas políticas públicas de proteção às mulheres no município.
A estrutura também terá como um dos pilares o incentivo à autonomia econômica feminina. Segundo representantes do Ministério das Mulheres, muitas vítimas encontram dificuldades para deixar situações de violência devido à dependência financeira, tornando essencial a criação de oportunidades para geração de renda e independência.
O equipamento reunirá ações articuladas entre diferentes instituições, envolvendo órgãos públicos e a rede de apoio, com foco em um atendimento mais rápido, acolhedor e eficiente.
A secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Adriana Meireles, afirmou que a construção da unidade representa um momento importante para o fortalecimento das iniciativas voltadas às mulheres em Vila Velha.
Após a visita ao canteiro de obras, os participantes participaram de uma reunião no auditório da Prefeitura para definir estratégias de integração dos órgãos que farão parte da Casa da Mulher Brasileira.
O encontro também teve um momento cultural com apresentações musicais que destacaram a valorização das mulheres e reforçaram a importância da conscientização no combate à violência de gênero.
A expectativa é que a nova unidade amplie a rede de proteção existente no município e se torne referência no atendimento especializado às mulheres no Espírito Santo.

Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.

