Vila Velha recebe reconhecimento pelo desempenho no Índice de Progresso Social
As boas práticas de gestão e o compromisso com a qualidade de vida, o bem-estar e o desenvolvimento sustentável levaram Vila Velha a ser reconhecida no Índice de Progresso Social (IPS) Brasil 2025. O certificado foi entregue ao prefeito Arnaldinho Borgo, na quinta-feira (27), por representantes da empresa Vale – uma das instituições apoiadoras da iniciativa, liderada pelo Imazon, que faz a gestão do IPS Brasil.
O IPS analisou 57 indicadores sociais e ambientais distribuídos em três dimensões: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-Estar e Oportunidades.
Arnaldinho agradeceu o reconhecimento e destacou o momento histórico que a cidade vive. “Estamos muito felizes com essa certificação, que reafirma o compromisso da nossa gestão com a qualidade de vida e o bem-estar dos moradores. Com planejamento e muito trabalho, estamos realizando investimentos em todas as regiões. Hoje, Vila Velha é referência nacional em eficiência, transparência, desenvolvimento sustentável e geração de emprego e renda”, afirmou o prefeito.
A entrega do certificado foi realizada pela especialista em Relações Institucionais da Vale, Whilzi Gonçalves, pelo analista Gilson Junior e por Anna Fernandes, que também faz parte do quadro da empresa, durante reunião no gabinete do prefeito, que contou com a presença do vice-prefeito Cael Linhalis.
Ao parabenizar o prefeito pela gestão, Whilzi Gonçalves destacou que os avanços nos indicadores sociais e ambientais de Vila Velha têm impacto direto na qualidade de vida da população.
Arnaldinho também ressaltou que o índice deve apresentar resultados ainda melhores nos próximos anos. Ele lembrou que, até dezembro de 2026, Vila Velha deve alcançar 90% de esgoto coletado e tratado, atingindo a universalização do saneamento básico conforme prevê o Novo Marco Legal. O município se tornará referência nacional, já que o prazo federal para a universalização dos serviços é 31 de dezembro de 2033.
Sobre o IPS Brasil
O Progresso Social foi definido por um grupo de especialistas acadêmicos e sintetizado pelo SPI (Social Progress Imperative) como “a capacidade da sociedade em satisfazer as necessidades humanas básicas, estabelecer as estruturas que garantam qualidade de vida aos cidadãos e dar oportunidades para que todos os indivíduos possam atingir seu potencial máximo”.
A partir desse conceito, o IPS Brasil 2025 é formulado com base em 57 indicadores divididos em três dimensões: Necessidades Humanas Básicas; Fundamentos do Bem-Estar e Oportunidades.
Desenvolvido por meio de uma parceria entre o Imazon, Fundação Avina, projeto Amazônia 2030, Anattá, Centro de Empreendedorismo da Amazônia e Social Progress Imperative, o IPS Brasil é baseado exclusivamente em dados públicos e atualizado anualmente. A ferramenta permite acompanhar tendências e medir a efetividade de políticas públicas em tempo real. As fontes utilizadas vão de bases consolidadas como DataSUS, CadÚnico e Anatel até iniciativas como o MapBiomas e o Instituto de Estudos para Políticas de Saúde.
No site do IPS Brasil, é possível analisar o perfil detalhado de todos os municípios, identificando em quais áreas cada um se destaca e onde há necessidade de melhorias. A plataforma também permite comparar municípios que estão na mesma faixa de PIB per capita, área e população, oferecendo uma ferramenta poderosa para gestores públicos, investidores sociais e a sociedade em geral entenderem melhor as dinâmicas de desenvolvimento local e planejarem ações mais eficazes para promover o progresso social e ambiental.
Acesse o site do IPS e confira o perfil de todos os municípios brasileiros: https://ipsbrasil.org.br/ ou Clicando Aqui.

A Redação é um grupo de jornalistas colaboradores que produzem uma diversidade de conteúdos e reportagens exclusivas, distribuídas para diversos jornais em todo o Brasil, seja por agências de notícias ou através de produção própria.

