Modernização e Desenvolvimento: Pazolini confere obras da nova Orla de São Pedro

Modernização e Desenvolvimento: Pazolini confere obras da nova Orla de São Pedro

A obra que está transformando a Grande São Pedro avança para uma nova etapa: nesta segunda-feira (31), o prefeito Lorenzo Pazolini acompanhou a concretagem do primeiro de seis trechos do píer que ligará os bairros Nova Palestina e Resistência. Essa intervenção faz parte da segunda etapa da reurbanização da Orla da Grande São Pedro (Orla 1B), uma das frentes do projeto Vitória de Frente para o Mar, que está requalificando a orla da cidade, conectando a região continental ao Canal de Camburi com infraestrutura moderna e integrada.
O projeto inclui obras em Santo André, Redenção, Nova Palestina e Resistência, criando 4,04 quilômetros de píeres, rampas, escadarias e ciclovias, proporcionando mais mobilidade, lazer e oportunidades de desenvolvimento para a população.
Em julho de 2024, foi concluída a primeira etapa da reurbanização da orla da Grande São Pedro, com 1.160 metros de píer nos bairros São Pedro e Ilha das Caieiras. Esse trecho já recebeu novas áreas de convivência, como estacionamento, ciclovia, arquibancadas alagáveis, deques, cinco atracadouros, além de espaços voltados à cultura e ao trabalho dos pescadores, como o Centro de Pescado, a Praça do Caboré e os queimadores de mariscos.
Agora, a ligação entre Nova Palestina e Resistência reforça o compromisso da Prefeitura em conectar bairros, facilitar o acesso a serviços essenciais e impulsionar a economia local.
Vitória de Frente para o Mar: conectando a cidade e valorizando a orla
A reurbanização da Grande São Pedro faz parte do projeto Vitória de Frente para o Mar, que está transformando a orla da capital, desde São Pedro até o Canal de Camburi, com obras que incluem píeres, atracadouros, ciclovias, mobiliário urbano e novos espaços de lazer e gastronomia.
Essa grande intervenção segue avançando e beneficiará moradores e visitantes ao longo de toda a orla, passando por Santo André, Andorinhas, Santa Luiza e chegando ao Canal de Camburi, onde a cidade ganhará um novo polo gastronômico e espaços de convivência sobre a água.
“A realidade da Grande São Pedro já mudou e continuará mudando. Estamos promovendo infraestrutura de qualidade, criando alternativas de renda e mobilidade e transformando nossa orla em um grande espaço de lazer, cultura e desenvolvimento”, destacou o prefeito Lorenzo Pazolini.
A comunidade também comemora as mudanças. Fabiano Nunes, liderança comunitária em Resistência, ressalta que a obra traz dignidade para a região e melhora a mobilidade. Já Liviane Guimarães, líder comunitária em Nova Palestina, destaca que a passarela reduzirá as dificuldades diárias dos moradores.
Orlas em transformação: avanços em toda a cidade
Além da requalificação da Grande São Pedro, outras regiões da cidade também recebem investimentos dentro do projeto Vitória de Frente para o Mar:
•Orla de Andorinhas: urbanização de 47 mil m², com ciclovias, decks, atracadouros e espaços para lazer e esportes.
•Canal de Camburi: infraestrutura inovadora com píeres, ciclovias sobre a água e nova ponte para pedestres e ciclistas, criando mais uma conexão entre a ilha e o continente.
•Orla da Avenida Beira-Mar: projeto para transformar o trecho entre o Clube Álvares Cabral e o antigo Clube Saldanha da Gama, promovendo acessibilidade, lazer e valorização da paisagem.
•Curva da Jurema: já concluída, a reurbanização trouxe mais áreas verdes, novo mobiliário urbano e melhor integração entre o calçadão, ciclovia e espaços de convivência.
Com um investimento de mais de R$ 200 milhões apenas na Grande São Pedro e mais R$ 219,9 milhões no Canal de Camburi, o Vitória de Frente para o Mar está transformando a relação da cidade com sua orla, criando espaços modernos, acessíveis e voltados para o bem-estar da população e o desenvolvimento sustentável da capital.