Porta a Porta: Pazolini entrega mais uma van para transporte de pessoas com deficiência

Porta a Porta: Pazolini entrega mais uma van para transporte de pessoas com deficiência

Os usuários do Sistema Porta a Porta comemoraram, nesta quarta-feira (24), a entrega de mais um veículo. Trata-se de uma van, zero quilômetro, que transporta três cadeirantes mais seus acompanhantes. A entrega foi realizada no estacionamento da Prefeitura de Vitória, das mãos do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

O serviço Porta a Porta, que é administrado pela Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran), passou a contar com dez veículos, sendo sete vans e três Spins, que fazem o atendimento facilitando o deslocamento de pessoas que dependem do transporte adaptado e não podem interromper suas atividades.

Segundo o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano, o objetivo é atender uma demanda que cresceu pela praticidade e qualidade do serviço, em especial nos últimos três anos. Para o gestor, seria injusto o cidadão, que é cadeirante, deixar de se deslocar e seguir com suas atividades pela falta de veículo adequado.

“Ampliamos a frota e continuaremos a avançar de acordo com as possibilidades do município e aumento de demanda. O objetivo é que os usuários estejam satisfeitos, evitem cancelar reservas e continuem participando de suas atividades com a devida dignidade e regularmente “, disse.

Aumento

Em 2022, 16 pessoas se cadastraram, enquanto, em 2023, foram 23. Este ano, já são mais seis novos usuários. O total de pessoas cadastradas, atualmente, é de 470.

O pico de viagens registradas, em um único dia, em agosto de 2022 foi de 102 pessoas. Já em 2023, o número chegou a 146, em outubro, aumento de cerca de 30%.

Já em relação a viagens realizadas em agosto de 2022, mês de maior demanda daquele ano, houve um salto de 32,07, se comparado a outubro de 2023, mês com mais procura.

Em 2022 foram realizadas 13.415 viagens, já em 2023 foram 27.900. Este ano, em menos de quatro meses, já foram 703 viagens.

Diariamente

O serviço Porta a Porta é gratuito e funciona todos os dias, das 4 horas até a meia-noite, inclusive, aos finais de semana e feriados. É utilizado como transporte para trabalho, educação, saúde e lazer.

Atualmente estão cadastrados centenas de cadeirantes aptos a utilizar o transporte. O sistema é exclusivo para pessoas com deficiência e que usam cadeiras de rodas, pois os veículos estão adaptados.

Como se cadastrar

Para se cadastrar os interessados deverão fazer o registro de solicitação pelo telefone 156, posterior a equipe irá entrar em contato para agendar a pericia onde serão analisadas as seguintes documentações:
* Identidade;
* CPF;
* Comprovante de Residência;
* Laudo Medico com CID (atestando a dependência da cadeira de rodas).
Como solicitar atendimento
Os usuários já cadastrados podem agendar atendimento pelo telefone 156 ou pelo aplicativo Vitoria Online e com antecedência mínima de 48 horas.

Plantão de atendimento
Telefone: (27) 98125-0970
Horários de atendimento
* Para pessoas já cadastrada: das 4 até as 24h;
* Para público em geral: das 8 às 17h.