Curso “Jovem Programadora” insere mulheres de Vila Velha no setor tecnológico da cidade

Curso “Jovem Programadora” insere mulheres de Vila Velha no setor tecnológico da cidade

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha encerrou o mês de março – também reconhecido com o “Mês da Mulher” –, promovendo uma iniciativa inédita na cidade: um curso profissionalizante gratuito, em parceria com o Senac, voltado exclusivamente para mulheres.

Trata-se da jornada de qualificação profissional “Jovem Programadora”, treinamento que busca capacitar o público feminino do município para atuar profissionalmente no universo da programação de computadores, o que contribui para uma maior inserção de mulheres no mercado tecnológico canela-verde.

Aparício Meireles Porto, assessor especial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, foi quem representou o município na aula inaugural do curso, que começou na última segunda-feira (31/03) e vai até meados de setembro, na unidade do Senac do Bairro Divino Espírito Santo. Segundo ele, a carga horária total do treinamento é de 308 horas e as aulas acontecem de segunda à sexta-feira, das 19h às 22h.

“Essa qualificação se baseia em conteúdos essenciais para atuação na área de tecnologia, como cálculos matemáticos, algoritmos e raciocínio lógico. Também envolve o ensino, o desenvolvimento, a implantação e a testagem de sistemas de informação; a criação de aplicações para a internet; e oportunidade para a abertura de empreendimentos voltados para o universo digital e estratégias de marketing”, avaliou Aparício.

Público-alvo e benefícios

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Everaldo Colodetti, o curso “Jovem Programadora” representa uma excelente oportunidade para as mulheres do município se qualificarem, adquirirem novos conhecimentos e se destacarem em um dos setores atualmente mais promissores do mercado de trabalho: o de tecnologia.

“O curso – que utiliza uma metodologia inovadora e colaborativa, e uma estrutura pedagógica com elevado nível de excelência – também garante, às alunas, certificado de conclusão reconhecido pelo mercado e assistência estudantil, que consiste em uma ajuda financeira para o custeio de despesas com transporte e alimentação durante todo o treinamento”, informou Colodetti.

O secretário explicou, ainda, que essa qualificação profissional estimula a participação feminina no setor de tecnologia, que está em constante crescimento e que lidera um dos mercados de trabalho mais promissores da atualidade: “Trabalhamos para que as mulheres de Vila Velha tenham a oportunidade de se qualificar, adquirir novos conhecimentos e conquistar espaço nesse mercado”.

E ele completou: “As participantes do curso também terão a chance de desenvolver habilidades nas áreas de cálculos matemáticos, algoritmos e de raciocínio lógico, além de desenvolver, implantar e testar sistemas de informação desktop; e ainda codificar, elaborar, implantar e publicar aplicações para a web; além de empreender e realizar ações de marketing digital”.