Municípios capixabas terão planos e recursos para o clima em 2025

Municípios capixabas terão planos e recursos para o clima em 2025

Os municípios capixabas terão, em 2025, Planos de Adaptação Climática, para definir as prioridades, a partir das vulnerabilidades de cada um, e lidar com grandes volumes de chuva, por exemplo. Os valores ainda estão sendo definidos.

O anúncio foi feito pelo governador, Renato Casagrande, durante a Conferência do Clima da ONU, a COP29, em Baku, no Azerbaijão. “Cada município terá um, quem desejar, e terá dinheiro. O recurso será passado pelo Fundo Cidades”, explicou Casagrande.

No início de 2025 serão feitas reuniões com os prefeitos eleitos e reeleitos. “É um valor suficiente para fazer o Plano de Adaptação de cada município. É importante porque vai tornando os municípios mais resilientes as mudanças climáticas, às chuvas intensas e estiagem prolongada”.

Ainda na COP29 foi apresentada a 1ª versão do Plano Estadual de Adaptação. “Fizemos e terminamos ano passado o plano de descarbonização. O de mudança climática se ancora na descarbonização e adaptação”.

Ainda segundo Casagrande, houve conversa com o Banco Mundial, que é parceiro do ES no financiamento em diversas obras, como Águas e Paisagens 1 e 2, na área de inovação e mudanças climáticas.

“Também  colocamos a experiência do ES no Plano Soberano, que faremos parceria com o BNDES para ter o Fundo Clima Capixaba. Colocamos esse projeto num debate sobre federalismo climático, na área do Iclei (principal associação mundial de governos locais e subnacionais dedicados ao desenvolvimento sustentável), que dá suporte aos estados e municípios nessa área de mudanças climáticas. Apresentamos nossa política de recursos hídricos, porque não tem como ter economia e vida sem preservar os recursos hídricos, além de falar sobre o consórcio dos governadores pelo clima, que eu presido”.