Vitória é verde: MUG encanta jurados e vence o Carnaval 2026
por Fernando Madeira
A Mocidade Unida da Glória (MUG) confirmou seu favoritismo e sagrou-se campeã do Carnaval de Vitória 2026, somando 180 pontos na apuração realizada nesta quarta-feira (11). Com o enredo “O Diário Verde de Teresa”, a escola de Vila Velha encantou os jurados ao unir ciência, preservação ambiental e homenagem à princesa e cientista alemã Teresa da Baviera.
Com cerca de 1.300 componentes distribuídos em 20 alas, a MUG foi a quarta escola a desfilar na primeira noite de apresentações, na última sexta-feira (6), no Sambão do Povo. Apesar de um pequeno atraso na entrada do último carro alegórico, a agremiação conseguiu se reorganizar rapidamente e concluir o desfile dentro do tempo regulamentar, sem comprometer a qualidade do espetáculo.
A escola canela-verde celebrou o trabalho feito para retratar a passagem de Teresa da Baviera pelo Espírito Santo. Nascida em 1850, na cidade de Munique, na Alemanha, a princesa esteve em terras capixabas em 1888 e realizou um dos registros científicos mais completos sobre a fauna, flora, povos e modos de vida do Espírito Santo.

O presidente da MUG, Robertinho, destacou o envolvimento da comunidade no desfile.
“Somos uma escola de samba pé no chão, feita pelo povo, pela comunidade. Foram 40 minutos de avenida sem deixar a emoção da bateria cair. Eu amo essa escola”, afirmou emocionado.
Com o resultado, a MUG chega ao seu 10º título no Carnaval capixaba, consolidando-se como uma das escolas mais vitoriosas da história da festa. Fundada em 1980, em Vila Velha, a agremiação também soma dez vice-campeonatos ao longo de sua trajetória.
A disputa pelo título foi acirrada. Independente de Boa Vista e Unidos da Piedade empataram com 179,6 pontos, mas a escola de Cariacica ficou com o vice-campeonato no critério de desempate. Em evolução, a Boa Vista acabou somando mais décimos e garantiu a segunda colocação.

Quatro escolas começaram a apuração com penalidades. A Imperatriz do Forte, rebaixada para a Série Ouro em 2027, perdeu meio ponto por não atingir o número mínimo de componentes exigido. A Unidos da Piedade e a Andaraí perderam 0,10 ponto por falhas relacionadas ao número mínimo de integrantes em alas obrigatórias, enquanto o Novo Império perdeu 0,20 ponto pela ausência de empurradores em dois carros alegóricos.

Jornalista, publicitário e estrategista de marketing político. Diretor do Consórcio de Notícias do Brasil, apresentador do CNBCAST e autor do livro “Manual do Candidato Vencedor”, referência em narrativas e estratégias eleitorais.

