Gestão de Pazolini Coloca Vitória Entre as Capitais Mais Seguras do Brasil

Integração das forças de segurança e investimentos na Guarda Municipal são apontadas como fatores decisivos para a queda dos índices criminais
Vitória segue colhendo os frutos do trabalho integrado das forças de segurança e de robusto investimento na Guarda Municipal, registrando, em janeiro deste ano, uma redução de 50% nos homicídios em comparação com o mesmo período do ano passado. Em 2024, foram 12 assassinatos na capital. Este ano, o índice caiu pela metade.
Estratégias de segurança ampliam sensação de proteção
O desempenho positivo é resultado do trabalho integrado entre a Guarda Civil Municipal de Vitória e demais órgãos de segurança pública , são estratégias preponderantes para estes indicativos .
“A Guarda Civil Municipal de Vitória, em parceria com demais órgãos de segurança pública, tem intensificado ações estratégicas, como o patrulhamento preventivo, o uso de inteligência artificial, tecnologias e a atuação cada vez mais qualificada do efetivo. Essas medidas contribuem diretamente para o aumento da sensação de segurança e para a preservação de vidas”, detalhou Amarílio Boni, secretário de Segurança Urbana de Vitória.
Redução da criminalidade vai além dos homicídios
Ao citar as tecnologias, o secretário ressalta a Central de Monitoramento da Guarda de Vitória, que concentra a operacionalização de 1.132 câmeras, botões de pânico escolar e de proteção à mulher, cerco eletrônico e botão do SOS Comércio. Além disso, a aplicação da inteligência artificial na rotina das ações da Guarda de Vitória.
A manutenção dessa trajetória de redução da violência demonstra a eficácia das políticas de segurança adotadas.
“O nosso objetivo é sempre proteger e tornar a cidade cada dia mais tranquila. Além dos homicídios, 2024 também apresentou queda de crimes patrimoniais como 36% menos roubos de carros. Os dados materializam todo o trabalho no setor da Segurança Urbana e de integração com outras áreas. Saímos de 4 escolas de tempo integral e vamos fechar o ano com 41; estamos erradicando a extrema pobreza com o programa Vix + Cidadania; oferecemos cursos profissionalizantes, possibilitando o ingresso a novas vagas de emprego; ampliamos a oferta de saúde com 1,5 de consultas e exames especializados e a ampliação de atendimento em unidades básicas e já ressignificamos 1.500 vidas por meio do nosso abrigo transitório para pessoas em situação de rua. Temos um conjunto de políticas públicas que gera oportunidades e devolve a cidadania à nossa população, declara o prefeito Lorenzo Pazolini.
Compromisso com um futuro mais seguro
O compromisso da administração municipal é seguir avançando com inteligência, planejamento e ações integradas, garantindo um ambiente cada vez mais seguro para todos os cidadãos.

Desembargador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo desde 1994. Programador de computadores, autor de diversos “softwares” dedicados à área jurídica, cedidos gratuitamente a diversos Tribunais do Brasil. Articulista de diversos jornais com artigos publicados também em outros países, como Suíça, Rússia e Angola.